Com a presença do proprietário da rede Havan, Luciano Hang e dos apresentadores do SBT, Celso Portiolli e Ratinho, foi inaugurada às 10h a primeira loja no Rio Grande do Sul. Luciano disse que o Rio Grande do Sul estava nos planos da Havan para receber a segunda loja da rede, logo após a Matriz de Brusque, porém, a burocracia sempre impediu a vinda da Havan para o RS. O empresário, elogiou o governador José Ivo Sartori, que abriu as portas do RS, para que a Havan pudesse investir no Estado.
Foi um longo caminho desde a escolha de Passo Fundo para o investimento de R$ 25 milhões, negociação com sindicato dos trabalhadores, definição de área, construção e até a contratação de ao menos 150 empregados de forma direta. O símbolo maior da rede, uma réplica da Estátua da Liberdade, ao custo de quase R$ 1 milhão, já é visto na Avenida Brasil, no bairro Petrópolis, desde a semana passada.
Luciano afirmou que o atual governador José Ivo Sartori possibilitou estes investimentos ao desemperrar licenças paradas há dez anos. Luciano afirmou não ter dúvida de que o desenvolvimento do Estado é a vinda de empresas, a geração de empregos. Criticou a burocracia e culpou a esquerda como grande responsável por entravar o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.
O empresário também destacou que na região de Santa Maria serão construídas quatro hidrelétricas, gerando 1.000 empregos diretos na região. No ano que vem a loja de Caxias do Sul será inaugurada, entre fevereiro e março, e ainda prospecta mais cinco lojas da Havan ainda em 2019 no RS, em Canela, Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana.