Ijuienses voltam a matar morcegos, o que é crime ambiental – NoroesteOnline.com

Ijuienses voltam a matar morcegos, o que é crime ambiental

9 de janeiro de 2019
Compartilhar
  • 295
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    295
    Shares

Na semana passada episódios de mortes a morcegos aconteceram no bairro Herval. Agora, o fato se repete no Burtet e no centro, nas imediações do HCI. O morcego é um animal silvestre e matá-los é crime ambiental. A pessoa que praticar o crime poderá pagar multa e até acabar preso.

A maioria dos casos acontece porque a população ainda tem medo dos morcegos, principalmente pela crença popular de que todos transmitem raiva. Porém, na região Noroeste, a maioria dos morcegos se alimentam de frutas e não transmitem a doença, que é transmitida por morcegos que se alimentam de sangue.

O aparecimento de morcegos nesta época do ano é tido como normal, principalmente em função do forte calor durante as noites, período em que eles saem para caçar. A pena pode chegar a um ano de detenção e multa. “É como uma onça que aparece em seu quintal. Você não pode matar. Só quem pode fazer o controle é o Centro de Controle de Zoonoses local”, diz a consultora ambiental Débora Magnavita, que é pesquisadora do Centro de Ecologia e Conservação Ambiental da Universidade Católica (Ecoa/Ucsal).

Além disso, ela destaca que os morcegos são importantes para o equilíbrio do meio ambiente.  “Os que se alimentam de insetos se alimentam de mosquito como os que transmitem a dengue e a leishmaniose. Eles fazem controle de pragas e doenças. Os que se alimentam de frutas fazem com que essa floresta permaneça, com a dispersão de sementes”, explica a pesquisadora, cuja dissertação de mestrado é sobre monitoramento de morcegos.

MÉTODO PARA EVITAR QUE ENTREM EM CASAS E APARTAMENTOS

É preciso usar telas nas portas e fechar janelas que, porventura, estejam quebradas. Geralmente, eles não se abrigam nas residências das pessoas , eles surgem de ambientes externos e se não foram capturados ou mortos, tendem a voltar de onde vieram.

O QUE FAZER

Se um morcego invadir sua residência, o correto é tentar fazer ele sair do local para voltar a natureza. Se não conseguir pode ser capturado, usando uma rede ou toalha, ou até uma bacia ou balde, sempre sem machucar o animal e posteriormente soltá-lo no ambiente externo. Em casos extremos, o Centro de Zoonoses do município deve ser acionado, assim como os Bombeiros.

Fotos: Caçadores de Notícias

 

 

Plano de Desenvolvimento Institucional Unijuí

30 de junho de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content