Mestrados e Doutorados da Unijuí seguem com inscrições abertas – NoroesteOnline.com

Mestrados e Doutorados da Unijuí seguem com inscrições abertas

29 de outubro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Até o fim do mês de novembro a Unijuí terá Programas de Mestrado e Doutorado recebendo inscrições para novas turmas de curso. Confira os diferenciais de pesquisa que a Universidade oferece: 

  1. Os são recomendados pela Capes e constituem um espaço reconhecido e consolidado de formação de pesquisadores e de preparação para a docência universitária na região noroeste do Rio Grande do Sul.
  2. Os cursos da Unijuí são balizados por três pilares: formação de pesquisadores e professores universitários, a produção do conhecimento e o apoio ao desenvolvimento regional com base na pesquisa e na inovação, considerando as especificidades de cada área;
  3. O sistema de pós-graduação da Universidade cumpre um papel fundamental da Instituição: materializa compromissos fundamentais das universidades, como a produção de conhecimento e a formação de pesquisadores.
  4. A Unijuí possui quase 400 estudantes de pós-graduação Stricto Sensu matriculados atualmente, formando, entre mestres e doutores, mais de 100 novos profissionais a cada ano, publica mais de 300 artigos em revistas indexadas e interage, com base na pesquisa, com uma centena de organizações sociais do setor público e privado do Brasil e do exterior,
  5. Os cursos e pesquisas significam muito para a região onde a Unijuí está inserida: um exemplo claro é o fato de que todas as instituições de ensino superior da região têm em seus quadro de professores, egressos da pós-graduação da Unijuí. Isso mostra que nossos programas se convertem num vetor fundamental do desenvolvimento regional pela educação.

Os cursos ofertados:

Educação nas Ciências

 

O Programa busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar. Além disso, o Programa busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas. É credenciado pela CAPES/MEC, desde 1995, para oferta de Mestrado Acadêmico e desde 2009, para oferta de Doutorado. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.

Desenvolvimento Regional

 

Tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando à formação e ao aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional. Busca a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas de intervenção nos processos de desenvolvimento de territórios socialmente construídos. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.

Modelagem Matemática e Computacional

  

Tem como objetivo principal utilizar a modelagem matemática como temática fundamental em suas Dissertações e Teses, para a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do país, além da formação de profissionais nessa área para atuar no ensino superior e em empresas como docentes/pesquisadores e cientistas. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.

Direitos Humanos

 

Em como objetivo a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica, por meio da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação na área do direito e afins, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a questão do reconhecimento, institucionalização e proteção dos direitos humanos. Além disso, o Programa pretende intervir na realidade por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas que possam contribuir para a maior consciência da centralidade dos direitos humanos, para as sociedades democráticas e para sua maior eficácia no interior dos Estados e na sociedade internacional. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.

Atenção Integral à Saúde

 

É um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.

Sistemas Ambientais e Sustentabilidade

 

Tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content