Nota conjunta entre Unijuí, DCE Podemos e DCE Paulo Freire – NoroesteOnline.com

Nota conjunta entre Unijuí, DCE Podemos e DCE Paulo Freire

9 de abril de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 09 de abril, entre a reitoria da Unijuí e a presidência do DCE Podemos (Ijuí, Panambi e Três Passos) e o DCE Paulo Freire (Santa Rosa), ficou estabelecido que:

  1. A Unijuí e demais universidades pertencentes ao Consórcio da Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e a Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe), juntamente com a Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC) estão unidas na busca da ampliação de políticas públicas de educação, tais como o FIES, para a região Sul, a exemplo do modelo já existente no Nordeste.

  2. A reitoria, em parceria com os Diretórios Centrais de Estudantes (Podemos e Paulo Freire) irá produzir um ofício a ser entregue às Câmaras de Vereadores das áreas de abrangência da universidade regional, com intuito de mobilizar os edis na busca por soluções junto às Câmaras de Deputados Estadual e Federal, bem como ao Senado, com objetivo de viabilizar políticas públicas que auxiliem à manutenção dos estudantes no Ensino Superior.

  3. A instituição permanece à disposição dos acadêmicos, especialmente aos que, em função do Covid-19, apresentam problemas econômicos, que impacta diretamente no pagamento de sua mensalidade, com objetivo de encontrar alternativas que viabilizem a permanência e conclusão do Ensino Superior.

  4. A vice-reitoria de Administração da Unijuí está reunida com as demais vice-reitorias de administração das universidades pertencentes ao Comung, com objetivo de produzir um documento conjunto a ser entregue ao Governo do Estado do RS solicitando a redução das taxas de juros do Banrisul, por entender se tratar de um banco do Estado que necessita ser parceiro da Educação neste momento.

  5. Outras formas de viabilizar a permanência dos estudantes na graduação também estão sendo estudadas pela Unijuí, incluindo formas de ampliar os financiamentos internos por meio de subsídios de entidades financeiras.

Cabe salientar ainda que esse é um momento de união. O objetivo, tanto da Unijuí quanto dos Diretórios Acadêmicos, é de que o estudante não perca o semestre e possa permanecer no seu processo de qualificação profissional. Todas as medidas ao alcance da instituição serão tomadas para que esse compromisso seja cumprido.

Ijuí, 09 de abril de 2020.

EaD UNIJUÍ – 100% a distância

12 de maio de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content