NOTA OFICIAL FIDENE Nº 31 UNIJUÍ/RÁDIO UNIJUÍ FM/MUSEU/EFA - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

NOTA OFICIAL FIDENE Nº 31 UNIJUÍ/RÁDIO UNIJUÍ FM/MUSEU/EFA

27 de agosto de 2021

Em atenção às orientações e decretos dos Governos Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí, estabelecendo medidas restritivas e a manutenção dos protocolos de segurança, as interações com o COE Municipal, os alinhamentos internos envolvendo a Reitoria, as Coordenações de Cursos, as Coordenações de Campi, o Diretório Central dos Estudantes, bem como a Instrução Normativa da VRG nº 06/2021, que estabelece os procedimentos para as atividades acadêmicas da graduação para o 2º semestre de 2021 a partir de setembro, com o retorno das atividades presenciais, o Comitê Institucional de Prevenção Interna informa:

– As aulas presenciais para os cursos de graduação no campus da UNIJUÍ de Ijuí retornam integralmente à presencialidade a partir do dia 01 de setembro de 2021.

– As aulas presenciais para os cursos de graduação no campus da UNIJUÍ Santa RosaPanambi e Três Passos retornam integralmente à presencialidade a partir do dia 30 de agosto de 2021, considerando que esta semana já estão com as atividades  presencialmente.

– Os intervalos entre as aulas no diurno seguem os horários da instituição. Já o intervalo noturno, considerando haver um maior número de pessoas circulando, deverá considerar os seguintes escalonamentos, para evitar aglomerações:

  • intervalos das 20h30 às 20h50: turmas 1º, 2º, 3º, 6º e 7º semestres;
  • intervalos das 20h50 às 21h10: turmas 4º, 5º, 8º, 9º e 10º semestres.

– As aulas dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (especializações, MBAs), de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrados e doutorados) e as atividades relacionadas à Pesquisa e Extensão conforme divulgado anteriormente, já retomaram às atividades presenciais, conforme cronograma e projeto pedagógico de cada curso e organização dos professores orientadores.

– Considerando Portaria Conjunta SES/SEDUC/RS Nº 02/2021, de 20/08/2021, as reuniões institucionais permanecem na forma onlineporém, quando prioritário a presencialidade, reduzir ao máximo o número de participantes e sua duração.

– As formaturas mantêm-se na forma presencial, com todos os protocolos de segurança e número reduzido de participantes. O calendário completo, com as datas das solenidades e ensaios, encontra-se disponível em https://www.unijui.edu.br/institucional/informacoes-academicas/formaturas-diplomas. Os alinhamentos necessários em relação aos protocolos de saúde que deverão ser cumpridos, considerando os Decretos Municipais são previamente alinhados com as Comissões.

– O uso dos espaços institucionais para a realização das fotos de formatura está neste momento permitido, devendo as empresas e formandos, obrigatoriamente, seguir todos os protocolos de saúde e a empresa realizar o agendamento prévio com o Núcleo Patrimonial. A Instituição se reserva ao direito de rever esta autorização caso o cenário externo venha a ser alterado.

– Estudantes com sintomas e/ou positivos para a COVID devem apresentar atestado ao CAE pelo e-mail: cae@unijui.edu.br. Atestados médicos de período igual ou maior a 8 dias justificam e abonam a falta. Atestados inferiores a este período não abonam a falta e devem ser alinhados diretamente com o professor. Durante este período, o estudante acompanhará as aulas de forma online.

– O uso de máscara é obrigatório em todos os espaços institucionais.

– Está vedado o consumo de chimarrão nos espaços de sala de aula e laboratórios, ainda que individualmente.

– A aferição de temperatura em qualquer espaço da Instituição não é obrigatória pelas normativas legais (Portaria SES/SEDUC/RS Nº 02/2021), portanto a Universidade não fará este controle para ingresso em sala de aula/laboratórios/unidades administrativas ou em eventos de formatura.

– Sobre as aulas na EFA, orientações específicas serão divulgadas nos canais oficiais de comunicação da Escola, considerando o planejamento da mesma.

– O Museu Antropológico Diretor Pestana, está com atendimento presencial mediante agendamento de pequenos grupos, considerando os protocolos de saúde.

– A Rádio Unijuí FM mantém suas atividades presenciais.

– O Campus de Ijuí reabre ao público nos finais de semana a partir do dia 18 de setembro, sendo necessária a utilização de máscara e manter o distanciamento.

–  Para os automóveis da frota institucional está permitido o deslocamento com 4 pessoas por carro, que deverão seguir rigorosamente todos os cuidados inerentes aos protocolos de saúde, como ventilação cruzada e higienização antes e depois do uso, sendo permitidas as viagens para fora da região dos Campi de professores, discentes e técnicos administrativos. É obrigatório, em todo o momento da viagem, o uso de máscara.

–  Para o transporte com ônibus institucional, em consonância com o Decreto nº 56.025, de 9 de agosto de  2021, a lotação máxima de passageiros é equivalente a 100% da capacidade total do veículo, mantendo as  janelas e/ou alçapão abertos ou adotar sistema de renovação de ar e higienização do veículo antes e depois da utilização. É obrigatório, em todo o momento da viagem, o uso de máscara.

– A Universidade está acompanhando o cenário externo em relação à transmissibilidade da Covid-19, bem como as diretrizes publicadas pelos Órgãos Reguladores externos, objetivando garantir a continuidade pedagógica, sempre levando em conta a saúde das pessoas, e revisará as suas definições a qualquer tempo.

Contamos com a colaboração da comunidade universitária para que de forma muito consciente e responsável  enfrentemos a situação de pandemia sem retrocessos. Por esta razão, reforçamos que cada um precisa fazer a sua parte para superar este momento.

Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio Unijuí FM.

Vestibular Unijuí 2022

14 de outubro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados