Nova Ramada recebe projeto urbano/paisagístico doado por egresso da Unijuí - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Nova Ramada recebe projeto urbano/paisagístico doado por egresso da Unijuí

21 de dezembro de 2020

Contemporaneidade e tradição resumem a proposta de intervenção urbano/paisagística elaborada pelo egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Rudinei Rodrigues, para a praça do município de Nova Ramada. O projeto é resultado do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado sob a orientação da professora Bruna Fuzzer de Andrade.

Com o intuito de aproximar a comunidade da Universidade, o projeto do TCC foi doado à prefeitura, em uma reunião realizada no início deste mês. Participaram o prefeito de Nova Ramada, Marcus Bandeira; o secretário de Administração, Adrieli Räder; o secretário da Educação, Marcus dos Santos; secretário da Fazenda, Darcy Dallabrida; secretário de Obras, Sergio Biancon; a secretária de Saúde, Aline Dambros, e a engenheira civil, Jaíne Figur.

O projeto contempla a transformação da atual praça em um ambiente de estar da comunidade, envolvendo desde crianças até idosos, perpassando pelas necessidades que o poder público tem quanto aos eventos municipais. Para o atendimento das necessidades encontradas na fase de diagnóstico, foram propostos espaços de eventos, espaços para práticas esportivas – como academia de idosos e quadra poliesportiva, espaço recreativo para crianças e espaço de conversação – este último, pensando no hábito de tomar chimarrão. Por fim, também foi proposto um caminho temático, contando a história do combate da Ramada, fato importante para a cidade.

O autor do projeto comenta que ficará muito interessante ter marcas na própria cidade, que possam contar a história, ficando, assim, mais fácil à população se identificar com os espaços públicos, para então usufruí-los.

O prefeito Marcus Bandeira agradeceu o ato e, juntamente com a engenheira civil Jaíne Figur, também egressa da Unijuí, afirmou que a ação veio em um momento muito feliz, pois estavam trabalhando justamente em reformas de praças de bairros da cidade. Eles comentaram que, sendo possível, pretendem extrair as boas ideias para implantar na referida praça e em outros locais.

Na avaliação da orientadora do trabalho, professora Bruna Fuzzer, foi um momento de extrapolar os limites da Universidade e chegar até a comunidade de forma propositiva. “Momentos voltados à realidade nos aproximam das reais necessidades dos lugares e nos deixam muito felizes em poder participar e colaborar de alguma maneira, valorizando os três pilares da educação, ou seja, enquanto instituição, participar no ensino, pesquisa e extensão”, disse.

 

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados