PDT retorna à presidência do Poder Legislativo – NoroesteOnline.com

PDT retorna à presidência do Poder Legislativo

27 de dezembro de 2018
Compartilhar
  • 19
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    19
    Shares

Vereadora Alexandra Lentz (PDT) vence por 9 a 6 votos César Busnello (PSB)

A última sessão ordinária do ano, realizada nesta quarta-feira (26), foi marcada por intensos discursos na tribuna. O tema central da noite foi a eleição para a presidência da Câmara de Vereadores de Ijuí e sua nova Mesa Diretora. Porém, horas antes da votação os parlamentares manifestaram as suas posições criticando e elogiando, tanto o Poder Executivo quanto o Legislativo.

O primeiro a usar o espaço na tribuna sobre a eleição foi o candidato a presidência da Casa, César Busnello (PSB). O edil destacou que a Câmara é comandada há 25 anos pelo mesmo partido que governa o Executivo. “A Câmara não é uma instituição independente, ela é um braço do governo, braço do PDT. Eles fazem e acontecem dentro dessa Casa. Quando eles são ameaçados do poder, se articulam e vencem o que eles querem aqui, e quando não se sentem ameaçados eles disputam espaços entre eles”, disse Busnello pedindo o voto da bancada da situação para que desse a chance de a oposição presidir.

Defendendo o voto aberto, o vereador João Monteiro (PDT) solicitou, caso o regimento interno da Câmara permitisse, que o voto não fosse secreto. “Os dois candidatos são pessoas boas. E sei que, se a lei deixar, eles irão fazer muitas mudanças. Não vai ser uma urna que vai fazer mudar meu voto”, defendeu Monteiro.

Membro da chapa liderada por Busnello, o vereador Ricardo Adamy (MDB) disse que irá com o seu colega peessebista devido a sua coragem de fazer o que se propôs e que pela segunda vez a bancada do governo não lhe convidou para fazer parte da Mesa Diretora. “Não é questão de votar em A ou B, aqui fica claro os vereadores que querem quebrar com o sistema e os que querem manter”, salientou Adamy se referindo aos “supersalários” pagos aos servidores da Câmara.

Darci Pretto (PDT) também se manifestou na tribuna, para responder os pronunciamentos de Busnello e Ricardo Adamy, inclusive disse não admitir acusações a chapa composta por membros do seu partido e que defende a retirada do benefício de diárias dos vereadores. “Dizer aqui que a chapa que está disputando a presidência dessa Casa, defende a moralidade. Ora, tem gente que integra a chapa da moralidade que é campeão de diárias”, disparou o edil.

Em comunicação de liderança, Busnello retornou a tribuna para criticar a postura do pedetista. “Darci Pretto é um poço de contradições. Uma hora ele chama o prefeito de Ijuí de falso profeta, em outra ocasião destrói os coligados com o PDT e depois compara Passo Fundo e Santa Rosa com Ijuí”, disse ele.

Votação

Decidido em manter em voto secreto, o vereador Adalberto Noronha (PT) foi escolhido para conferir se a urna estava apta para ser usada. Alexandra Lentz (PDT) foi a primeira a votar. Depois que todos votaram, os vereadores Andrei Cossetin (PP) e Helena Stumm Marder (PDT) realizaram a contagem de votos.

Por 9 a 6 votos, o Poder Legislativo de Ijuí pela primeira vez na história elegeu uma mulher a presidência da Casa. Em entrevista, Alexandra Lentz agradeceu a confiança dos demais vereadores e disse que irá trabalhar para o melhor de todos na Câmara. “É uma vitória para nós mulheres, porque 70 homens sentaram nessa mesa e pela primeira vez terá uma mulher”, destacou.

Questionada sobre os altos salários, economia e mudanças no regimento interno da Câmara, Lentz apontou que é contra os “supersalários” e que em um primeiro momento irá se reunir com a Mesa Diretora e pensar em alternativas para tentar resolver. Sobre enxugar a máquina, a ex-secretária Municipal da Saúde disse ser contra as diárias dos vereadores e pretende devolver mais recursos ao Executivo, com a proposta de direcionar estes para os setores da Saúde e Educação. “O regimento interno já está sendo estudado para ser alterado. Foi formado uma comissão no início do ano, porém ficou por isso. Então, vamos reativar ela e melhorá-lo”, declarou a nova presidente da Câmara de Vereadores de Ijuí

A nova composição da Câmara ficou o seguinte:

Presidente: Alexandra Lentz (PDT)

1º Vice-presidente: Marcos Barriquello (PDT)

2º Vice-presidente: Marildo Kronbauer (PDT)

1º Secretário: Rubem Carlos Jagmin (PP)

2º Secretário: Edemilson Franco Mastella (PDT)

Vestibular de Inverno 2019 Unijuí

20 de maio de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content