Peregrinos completam os primeiros 100 quilômetros na Caminhada Jesuítico-Guarani – NoroesteOnline.com

Peregrinos completam os primeiros 100 quilômetros na Caminhada Jesuítico-Guarani

26 de agosto de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

No amanhecer da sexta-feira, 23, foi o 6º dia da Caminhada Jesuítico-Guarani, em um percurso de 29 dias pelo Paraguai, Argentina e Brasil. Neste dia, os peregrinos partiram de Ayólas em direção ao município de San Cosme y Damian, em um trajeto marcado em grande trecho por reservas ambientais, o que proporcionou a todos um contato ainda maior com a natureza. Os peregrinos visitaram o Refúgio de Animais, o Sítio Arqueológico e foram recepcionados com a apresentação artística de um Coral Guarani.

No sábado, 24, no 7º dia da Caminhada, os peregrinos partiram de San Cosme y Damian chegando até a cidade de Coronel Bogadocompletando os primeiros 100 quilômetros de percurso na Caminhada Jesuítico-Guarani.

A cidade paraguaia de San Cosme y Damian

Esta missão jesuíta foi fundada em 1632 pelo padre Adriano Formoso. Destaca-se por sua escola que é a única em pé e representa as 30 reduções que são preservadas na América do Sul. A Igreja da Redução foi danificada em 1899 devido a um incêndio e foi restaurada em 1977 graças a Adveniat e à Arquidiocese de Colónia (Alemanha). Missões A Prokur de Nuremberg atualmente patrocina e mantém trabalhos de restauração.

Na Igreja você pode encontrar 22 imagens esculpidas em madeira, algumas com sua policromia original e outras que foram restauradas por especialistas especializados neste tipo de trabalho. A fisionomia chama a atenção em alguns deles, como o Cristo que reproduz características indígenas.

Com a chegada do pai e do cientista Buenaventura Suárez, ainda foram construídos um telescópio rústico e um relógio de sol que ainda estão preservados no pátio da propriedade. É uma das mais importantes Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do país. É Conhecida por ter a Missão Jesuítica mais contramão e afastada de Encarnacion. A cidade teve como origem uma redução fundada pelo jesuíta Adriano Formoso, no dia 25 de janeiro de 1632. Dentre os jesuítas que residiram nessa redução, destaca-se Buenaventura Suárez, considerado o primeiro astrônomo do Hemisfério Sul, que fez importantes observações astronômicas no lugar.

CORONEL BOGADO, no Paraguai

Este distrito era anteriormente conhecido como “Ka`i Puente” (do Guarani: Puente del Mono). Foi fundada em 1913 e, portanto, foi nomeado após o herói do ato de independência americana, o coronel José Félix Bogado, e é comumente conhecido como Coronel Bogado.

A principal atividade na cidade é a elaboração do chipa, e por isso é considerada a capital nacional do chipa tanto no Paraguai como internacionalmente. Eles também trabalham na produção agrícola, onde produzem algodão, mandioca, erva-mate, soja, milho e outros. A fabricação de salsichas caseiras também é outra atividade de seus habitantes.

A “Estação Cultural” é o epicentro da cultura da cidade, constituída onde a estação ferroviária desta cidade funcionava anteriormente na próspera era de trilhos, vagões e locomotivas.

Um de seus eventos mais importantes é o “Festival Nacional do Imigrante”, porque nesta cidade existem muitas comunidades de imigrantes europeus e outras partes da América do Sul, onde as tradições.

O TRAJETO

Até o dia 29 de Agosto, os peregrinos estarão percorrendo o território paraguaio, passando por Santa Maria de Fé, Santa Rosa de Lima, Santiago, Ayolas, San Cosme e Damian, Coronel Bogado, Fram, La Paz, Jesús, Trinidad e finalmente Bela Vista.

Na Argentina, eles serão recepcionados na cidade de Córpus. No dia 30, partem para San Ignácio Mini, Loreto, Santa Ana, Cerro Azul, Mártires, Santa Maria Maior, Itacaruaré e San Javier, chegando ao Brasil no dia 5 de setembro, em Porto Xavier.

No dia 6 de setembro, seguem à Assunção do Ijuí, depois Pirapó, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São Lourenço, Caaró, São Miguel, Carajazinho, São João Batista, Entre-Ijuís e finalmente chegando a Santo Ângelo no dia 15.

Rodrigo Bergsleithner

Fotos: Marta Benatti

Vestibular de Verão UNIJUÍ 2020

30 de setembro de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content