Nesta segunda-feira (07), na Câmara de Vereadores, baixou às comissões o projeto de lei, de origem da Mesa Diretora, que concede índice de reposição do poder aquisitivo relativo ao ano de 2018 aos vencimentos, remuneratórios, vantagens e indenizações dos servidores do Poder Legislativo do Município de Ijuí.
Também baixou às comissões o projeto de lei que concede índice de reposição do poder aquisitivo relativo ao ano de 2018 aos subsídios e indenizações do prefeito, e do vice-prefeito, dos secretários municipais e dos vereadores do Município de Ijuí. Ambas matérias deverão entrar e votação na próxima sessão ordinária.
Na noite, também os vereadores prestaram uma homenagem à pastora Ana Isa dos Reis pelos trabalhos realizados em Ijuí. Em seu discurso na Tribuna, Ana disse que é uma fala de despedida, pois se mudará para a cidade de Blumenau, Santa Catarina.
O proponente da homenagem, Marcos Barriquello (PDT), contou um pouco da trajetória da pastora e agradeceu por todos os seus serviços prestados à comunidade ijuiense. Os vereadores Darci Pretto da Silva (PDT), João Monteiro (PDT), Junior Piaia (PCdoB), Jeferson Dalla Rosa (PSB) e Helena Stumm Marder (PDT), também fizeram uso da tribuna para parabenizar a pastora.
A Pastora Ana agradeceu a todos pela homenagem recebida e afirmou que estar no meio do povo prestando trabalho comunitário, não tem preço. Ela destacou também que mesmo estando lá em Blumenau, onde irá residir e assumir o Primeiro Pastorado na Paróquia de Itoupava Central, a partir de 28 de fevereiro de 2019, estará sempre com o pensamento e o coração perto de todos os ijuienses.
Em sessão, também foram aprovados por unanimidade de votos os seguintes projetos de lei:
PROJETO DE LEI – Processo 1.559/2018: Autoriza a contratação temporária de psicólogo.
PROJETO DE LEI – Processo nº 1.588/2018: Transfere da classe de bens de uso comum do povo para a classe de bens dominiais do Município de Ijuí a sobra de terreno urbano que menciona e autoriza sua alienação para a senhora Carmen Marks.
PROJETO DE LEI – Processo nº 1.589/2018: Altera e inclui dispositivos que menciona na Lei Municipal nº 5.000, de 20 de maio de 2009.
PROJETO DE LEI – Processo nº 1.590/2018: Altera e inclui dispositivos que menciona na Lei Municipal nº 3.740, de 9 de novembro de 2000.
PROJETO DE LEI – Processo nº 1.591/2018: Altera e inclui dispositivos que menciona na Lei Municipal nº 5.528, de 26 de outubro de 2011.
PROJETO DE LEI – Processo nº 1.592/2018: Altera e inclui dispositivos que menciona na Lei Municipal nº 3.461, de 20 de agosto de 1998.
PROJETO DE LEI – Processo nº 1.594/2018: Autoriza o pagamento de bolsa de estudos complementar destinada aos Médicos Residentes do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade UNIJUÍ/FUMSSAR e dá outras providências.
Dois requerimentos de vereadores foram aprovados, sendo eles:
César Busnello (PSB) – Desarquivamento do Processo nº 189/2012, que criou Comissão Especial com a finalidade de apoiar a abertura do curso de Medicina na Unijuí.
Ricardo Adamy da Rosa (MDB) – Desarquivamento do processo que criou Comissão Especial com a finalidade de acompanhar a difícil situação enfrentada pela Cotrijuí.