Sicredi: Assessor de Gestão de Pessoas apresenta mini talk sobre carreira profissional – NoroesteOnline.com

Sicredi: Assessor de Gestão de Pessoas apresenta mini talk sobre carreira profissional

30 de novembro de 2018
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

“Você é Protagonista da sua Carreira?” foi a temática apresentada pelo assessor de Gestão de Pessoas da Sicredi das Culturas RS/MG, Roberto Pinheiro de Matos, durante mini talk na Feira de Carreiras da Unijuí, realizada na última semana. Conforme o profissional, “o título é uma provocação para alertar as pessoas de que carreira é um patrimônio pessoal, de minha propriedade e não algo que é administrado pela empresa onde trabalho”.

A assessor destaca que hoje, mais do que nunca, a carreira está sob responsabilidade do profissional: ele pode e deve decidir para quais cargos quer crescer, buscar formação e aperfeiçoamento, mudar de cargo ou de empresa, permanecer como funcionário amparado pela legislação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou empreender. A gama de opções é cada vez maior.

Para falar sobre o assunto, Matos realizou enquete via internet com o objetivo verificar as principais dúvidas do público da palestra e da comunidade sobre a temática “carreira”. A pesquisa teve mais de 120 respostas e como resultado, mostrou que 73% das pessoas se identifica muito com as atividades que desempenham em seu cargo atual (ou seja, gosta de fazer entre 60% e 100% das atividades da sua função). Na questão “O que é sucesso para você?” 72% dos participantes da enquete acredita que sucesso é ter equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Para 51%, sucesso é atuar em uma empresa com um bom clima de trabalho e ser reconhecido. Para 23% sucesso é ter um salário acima do mercado. Na questão “Você se considera bem-sucedido?” 7% dos participantes não se considera, 35% acredita que sim e 58% acredita que “está no caminho”.

Matos destaca que o fator decisivo para que as pessoas alcancem aquilo que desejam é ter a consciência de que “a carreira é minha” e eu devo administrá-la para crescer profissionalmente. “O sucesso é um conceito relativo, pois para mim pode ser ter equilíbrio entre minha vida pessoal e profissional. E para alcançá-lo devo planejar ações para me desenvolver e aprender continuamente, estar aberto às novidades para dar conta das constantes mudanças que o mercado e os consumidores exigem. Essas ações podem ser cursos técnicos, um curso de graduação, coaching, terapia, capacitações comportamentais – tudo que pode me qualificar e me preparar ainda mais para os desafios atuais e futuros que eu vislumbro”, orienta, destacando o exemplo de um vendedor que busca por conta própria um treinamento de liderança para ser o futuro gerente da loja onde trabalha. “Se o profissional encarar a carreira desta forma, sua chance de sucesso será muito maior, sua empregabilidade aumentará, bem como, a sua chance de ser mais realizado e feliz”, finaliza. Roberto Pinheiro de Matos é graduado em Psicologia e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas.

Pós-Graduação Unijuí

3 de dezembro de 2018
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content