Unijuí é contemplada com projeto internacional para formação de professores - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Unijuí é contemplada com projeto internacional para formação de professores

7 de junho de 2021

A Unijuí foi contemplada entre 12 universidades do Brasil para a realização do programa VELF – Virtual English Language Fellow, que proporcionará cursos de formação com docente norte-americano para professores da Universidade, professores da rede básica de ensino e acadêmicos do curso de Letras – Português e Inglês.

O projeto “Innovation in teaching methodologies: VELF at Unijuí” consiste na oferta de dois cursos: o primeiro é voltado para os professores da Unijuí, tematizando o Inglês como Meio de Instrução (English as a Medium of Instruction – EMI), tendo como objetivo capacitar os docentes em metodologias que possibilitem ministrar as aulas em língua inglesa, contemplando as mais diferentes áreas do conhecimento.

Segundo o professor do curso de Letras e coordenador do projeto, Anderson Amaral de Oliveira, “o EMI contempla diversos aspectos metodológicos e interculturais que permitem o uso da língua inglesa como meio para o ensino das mais diferentes disciplinas, sendo uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem”. Destaca ainda que o EMI representará um importante avanço em termos metodológicos e linguísticos, potencializando aos docentes o trabalho com estudantes falantes de língua inglesa, nativos ou que usem o inglês como segunda língua, contribuindo para o processo de internacionalização da universidade.

O segundo curso é voltado para a Educação Básica, tematizando as metodologias de ensino de língua inglesa, tendo como público-alvo os professores já atuantes e os professores em formação, estudantes do curso de Letras. “Sabemos que o trabalho online e híbrido têm desafiado os professores em garantir a qualidade da aprendizagem de seus alunos. Essa será uma forma de continuarmos contribuindo com a formação inicial e continuada de professores na nossa região”, salienta o professor Anderson.

Os cursos terão carga horária de 30 horas, ocorrendo de 2 de agosto a 3 de dezembro, com aulas quinzenais síncronas e atividades assíncronas de forma online.

O projeto é uma iniciativa do curso de Letras Português e Inglês e da Vice-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, financiado pela embaixada dos Estados Unidos, consulado no Brasil, por meio do Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO) com apoio da Comissão Fulbright.

As inscrições iniciam em breve pelo portal da Unijuí. Mais informações podem ser obtidas no Escritório de Relações internacionais da Universidade, pelo e-mail eri@unijui.edu.br e pelos telefones (55) 3332-0329 ou 3332-0200 – Ramal 2010/2013.

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados